terça-feira, 16 de abril de 2013

    A EDUCAÇÃO É ESPECIAL

Sou professora de Educação Especial, trabalho em duas escolas com Apoio Permanente e de Sala de Recursos. Apesar de atuar na área da Educação Especial nas duas escolas, em cada uma realizo trabalhos diferentes.

Em uma escola permaneço dentro da sala de aula, sentada ao lado de uma aluna de 8º ano. Esta aluna possui um laudo de Transtorno Global de Desenvolvimento. A auxilio em todas as tarefas sugeridas pelos professores das disciplinas e muitas vezes adapto as atividades no momento da aula de acordo com seu nível acadêmico. A aluna ainda está em processo de alfabetização, porém seu convívio social é muito bom. Possui ótima verbalização e sabe ser "espoleta" como todos os demais alunos.
                                                               

Na outra escola tenho 15 alunos, mas atendo no máximo 4 cada vez. É um grupo bastante heterogêneo. Dentro dos diagnósticos dos alunos há Transtorno Global de Desenvolvimento, Deficiência Intelectual, Desvio de Conduta, Esquizofrenia e a maioria com Transtornos Funcionais Específicos.


                                                                            
A pós graduação na área da Educação Especial garantiu minha titulação porém, aprendo como trabalhar no dia a dia. Cada vez que recebo um novo aluno tento compreender sua individualidade. Mesmo com laudos idênticos a forma de trabalhar as vezes é diferente pois todos tem dificuldades e potenciais específicos. Procuro estar sempre em contato com os professores do ensino comum pois somente juntos iremos conseguir que nosso aluno consiga atingir os objetivos acadêmicos que propomos.



Um comentário: