QUERIDOS COLEGAS:
Quem trabalha com Educação Especial sempre ouve dos colegas professores das disciplinas do ensino comum pedindo dicas de como adaptar atividades para seus alunos com Apoio Permanente ou Sala de Recursos. Trago neste blog alumas ideias (que criei, copiei, ou recriei).
Alunos com o mesmo laudo podem ter grau diferente de comprometimento na aprendizagem. Então irei separar as atividades por ano (série).
Para saber o que seu aluno consegue alcançar, sugiro:
- sente ao seu lado na hora atividade (quantas aulas achar necessário) e aplique atividades básicas de anos anteriores de seu conteúdo para verificar o que ele consegue fazer (se lê; se escreve; se interpreta; se conhece os numerais e a sequência numérica; se faz cálculos simples; se desenha; se sabe usar a régua; se sabe usar a tesoura; etc);
- faça o teste de forma escrita e oral, alguns alunos não conseguem escrever o que pensam mas memorizam bem o que aprenderam.
Sobre o que os demais alunos irão dizer em relação as atividades diferentes do colega, mantenha um discurso explicativo, onde os colegas saibam das dificuldades do (a) amigo (a) mas deixe claro também suas capacidades.
Em breve estarás muito bom em fazer as ADAPTAÇÕES CURRICULARES que seu aluno tem direito. Divida suas experiências com seus colegas na escola e também aqui no blog. Com isso ganha você que estará ciente de ter realizado um bom trabalho e ganha o seu aluno que por maior que seja a dificuldade, merece toda a sua dedicação.
Lembre-se: qualquer ser humano consegue evoluir, mesmo que as vezes essa evolução pareça quase imperceptível.
Lembre-se: qualquer ser humano consegue evoluir, mesmo que as vezes essa evolução pareça quase imperceptível.